A Trensurb foi criada, em 1980, para implantar e operar uma linha de trens urbanos no eixo norte da Grande Porto Alegre, interligando Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo à Capital. O sistema começou a operar em 4 de março de 1985, apenas até Sapucaia do Sul, com 27 km de trilhos e 15 estações na primeira etapa.

Na fase seguinte, o Jornal VS somou-se às lideranças políticas e empresariais de São Leopoldo para ter a via estendida até o Centro da cidade. A Estação Unisinos foi inaugurada em 9 de dezembro de 1997 e, três anos depois, a Estação São Leopoldo. O diferencial é que uma lei municipal impedia a Trensurb de dividir a cidade, obrigando-a a construir a via em elevada. Com isso, o trem passou a percorrer 33,8 km com 17 estações.

A última fase de expansão da linha até Novo Hamburgo prevê mais 9,3 km de via, também em elevada, e a instalação de mais uma estação em São Leopoldo e três em solo hamburguense. O Jornal NH é um dos principais divulgadores dos avanços do metrô, noticiando todas as novidades sobre o andamento da obra.