O Programa Jornal na Sala de Aula tem como objetivo principal incentivar o uso do jornal como um recurso complementar às práticas pedagógicas, voltado à promoção da leitura e da cidadania.

Além de aperfeiçoar o ensino e a aprendizagem, o programa busca atualizar o aluno sobre o que ocorre na sua cidade, País e no mundo, despertando seu interesse por questões sociais, culturais e políticas, formando cidadãos mais críticos sobre a realidade. 

A iniciativa é resultado de um convênio de cooperação realizado entre o Grupo Sinos e quatro instituições de ensino superior da região: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade Feevale, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e Centro Universitário La Salle (UniLaSalle). 

O programa substituiu iniciativas anteriores, como o Jornal NH na Escola, criado em 1998, interrompido em 2000 e retomado anos depois; e o Jornal VS na Sala de Aula, que destinava 357 exemplares da publicação para escolas de quatro municípios de sua área de abrangência. 

O programa Jornal na Sala de Aula foi vencedor do Prêmio Excelência Jornalística, de 2012, promovido pela Sociedade Interamericana de Imprensa, na categoria Jornal na Educação. O reconhecimento internacional obtido pelo programa, veio em resposta às práticas bem sucedidas, desafiadoras e às apaixonantes experiências conduzidas por professores e alunos nas escolas da nossa região, que compõem a essência desse trabalho.

O Programa conta com um site e uma fanpage no Facebook. Além destes canais de comunicação, você pode visualziar as de publicar  digitais de seus relatórios anuais: 2010, 201120122013,  2014 e 2015.