Guia do Professor

09/04/2014

Pequenas sugestões podem despertar os mais criativas ações com o uso do jornal e resultar em trabalhos muito ricos. Pensando nisso, o programa Jornal na Sala de Aula criou o Guia para uma Educação Inspiradora, que já está chegando às mãos de professores que trabalham com o programa. É mais uma novidade para aprimorar esta iniciativa que encerrou 2013 com a participação de mais de 438 escolas, mais de 43 mil estudantes e mais de 1,7 mil professores de 25 municípios.
A publicação, com textos das pedagogas Adriana Dias de Aragão e Elvenise Gorziza e projeto gráfico da agência Neocom, apresenta aos docentes os jornais do Grupo Sinos, os cadernos que circulam nas edições e dá diversas sugestões de atividades a serem trabalhadas com o jornal em sala de aula. “A ideia não é entregar ao professor um manual que mostre como ele deve trabalhar, e sim uma fonte de pesquisa que dê embasamento e alternativas para que ele complemente com a sua criatividade, adaptando para a faixa etária com a qual atua”, explica Marcus Vinicius Klein, diretor executivo do Grupo Sinos. Klein enfatiza a constante busca por melhorias: “O programa vem numa crescente e sabemos que não podemos parar de criar oportunidades de tornar o Jornal na Sala de Aula mais significativo na busca por uma educação melhor. O guia vem ao encontro disso”, finaliza. 
As escolas que renovaram contrato com o programa em 2014 já estão recebendo a publicação. Quem tiver interesse em conferir o conteúdo do guia pode fazer o download no site do Jornal na Sala de Aula, através do link http://jornalnasaladeaula.com.br/biblioteca.html. Após abrir o link basta clicar na aba “arquivo”. O programa Jornal na Sala de Aula é uma realização do Grupo Sinos através dos Jornais NH, VS, Diário de Canoas, Diário de Cachoeirinha, Correio de Gravataí e Jornal de Gramado, e tem convênio com a Feevale, Unisinos, Unilasalle e Faccat, que oferecem oficinas para os professores durante o ano.

 

O GUIA


Com 82 páginas, no tamanho A5, o guia é dividido em três capítulos. O primeiro, Conhecendo o Grupo Sinos e seus jornais, apresenta a história do Grupo com a educação, os jornais e cadernos produzidos e alguns termos jornalísticos do dia a dia de uma redação. 

O segundo, Por que levar o jornal para sala de aula, fala da importância do jornal na educação e apresenta diversas possibilidades pedagógicas que podem ser aplicadas no programa. 

Por último, vem o Dinâmica do programa Jornal na Sala de Aula, que mostra como realizar o projeto em sala, fala sobre o caderno Jornal na Sala de Aula, a certificação Empresa Amiga da Leitura e sobre as oficinas realizadas ao longo de cada ano.

TAGS: Jornal Na Sala de Aula, Educação, Prestação de Contas