Jornais do Grupo ganham novos sites

16/12/2013

Depois de quatro anos de seu desenvolvimento, surgiu a necessidade da completa readequação dos sites dos jornais do Grupo Sinos, que avançam agora para uma estrutura à frente de sua época. A equipe digital do Grupo Sinos, sob a gerência de Luciane Mineiro, e Rafael Peixe, gerente deste projeto, apresentam agora novos produtos, mais leves, otimizados e inteligentes.

Os novos sites serão pioneiros no Brasil, e pretendem transformar completamente a forma como as pessoas se relacionam com portais de notícias.

Sabe aquele seu leitor de feeds favorito? Os sites dos diários agora se parecem com ele, permitindo uma navegação inteligente por suas novas categorias, pensada para que a experiência do leitor tenha a maior qualidade possível.

Responsivos e perfeitamente adaptados a diferentes plataformas, os novos sites foram desenvolvidos em HTML5 e CSS3, o que proporciona uma nova experiência semântica e de acessibilidade, melhorando a compreensão multimídia dos mesmos, com layout desenvolvido em padrão internacional e referências sui generis na sua construção.

O layout dos novos sites apresenta também novos formatos de publicidade, como o extrabanner, em páginas internas, e o background, que permite a total transformação de sua aparência, além de reposicionar os formatos tradicionais, priorizando sempre a notícia, demonstrando o comprometimento do Grupo Sinos com a qualidade de seu conteúdo, tornando também, com isso, seus produtos ainda mais fortes comercialmente.

Foi adotado o padrão de cores web e a escolha foi fruto de um amplo estudo integrado entre a equipe digital e o setor de artes dos impressos.

O novo sistema de gerenciamento e abastecimento de notícias também é único, simplificando e favorecendo tanto a produção de conteúdo para web como para os veículos impressos do Grupo Sinos.

A próxima etapa implementa os recursos de acessibilidade WAI-ARIA, recomendados pela W3C, área do usuário, situação dos aeroportos, ampliações no design responsivo, entre outras.

Confira abaixo uma entrevista com Gabriel Guedes, editor dos sites dos diários do Grupo Sinos:

O que tem de novidade?
A principal novidade, a mais notável ao menos, é a nova cara do site. O layout foi desenvolvido do zero, seguindo modernas tendências mundiais. O site está mais visual. Teremos ainda facilidades na navegabilidade e flexibilidade para emprego de novos recursos multimídia e interativos, o que tornará nosso conteúdo muito mais atraente. Além disso, vamos ampliar nossos serviços de informações, como o status do trânsito, que terão novas rodovias inclusas. Mas é apenas o começo. Há muitas outras novidades que seguirão estreando em 2014.

Quais as seções do site?
Em nossos novos sites vai ficar também mais fácil achar uma notícia. Além da busca, que recebeu uma grande melhoria, a quantidade de seções foi reduzida. Isso não significa menos informação. Em Notícias, o internauta fica por dentro do que acontece na região, no Estado, País e mundo. Em Esportes, as mais recentes informações da editoria. Mas a dupla Gre-Nal ganha um espaço dedicado, com novidades exclusivas para cada um dos times em áreas distintas. No canal Vida, você encontra tudo aquilo relacionado ao seu estilo de vida: dicas de viagens, como decorar sua casa, qual o melhor smartphone, qual o carro mais econômico, etc. Em entretenimento, seguimos com nossa agenda cultural no Muito Mais e também com as notícias do mundo das celebridades, atrações da TV, do cinema e conteúdo do caderno Bah!. Já a WebTV irá ganhar um espaço dedicado, com a transmissão dos programas ao vivo, o que já foi ao ar e a programação. No Multimídia estará todo conteúdo de fotos e vídeos. Os blogs também seguirão nessa nova versão, oferecendo conteúdo com opinião. Por fim o Interativo ganha novo formato: você poderá dar sua opinião por meio de nossas enquetes, ver as fotos da seção "Vida Real" e "Pelas Ruas". As demandas dos leitores sobre o lugar em que moram ficarão em "De olho na cidade".
Ainda para diferenciar, cada canal tem sua cor, o que melhora a identificação do conteúdo relacionado.

 
Que tipo de notícia vai em cada lugar da home?
A home (página inicial em inglês) é a capa do jornal. Assim como é a primeira página da edição impressa e digital que os leitores recebem diariamente, página inicial do site terá sempre as notícias mais importantes do momento. Isso por que o site é jornal que nunca se esgota. Há notícias novas a todo instante. No topo, o internauta poderá ficar também atento ao tempo, situação do trânsito e programação da WebTV.
 
Como ficará a WebTV?
A WebTV ganha um espaço próprio adequado à sua nova importância. Os programas transmitidos Ao Vivo, diretamente da redação do Jornal NH, serão exibidos neste canal. E se você por acaso perdeu uma das atrações, poderá também assistir posteriormente seu programa favorito.
 
Que tipo de interação vai ter no site?
Esta nova versão está mais social. Compartilhar uma notícia ficou muito mais fácil, já que os links de compartilhamento acompanham a rolagem da página. Falar com a gente também. Na home encontramos facilmente os links para nos contatar pelas redes sociais, e-mail e telefone, que estão situados na lateral esquerda da página.
 
As matérias terão mais recursos multimídia?
As matérias poderão estar mais recheadas de conteúdo. Podemos ter fotos e vídeos em um mesmo post. Também poderemos recorrer ao uso de infográficos, que são ilustrações que mostram a informação de maneira fácil. Enfim, abre uma nova possibilidade e até o uso de novas tecnologias de interação com o leitor em um material.
 
Com funcionará o processo por trás, de integração entre o online e o impresso?
Por trás de todas essas novidades, teremos um novo e poderoso editor de conteúdos, que reunirá a produção de textos de todos os jornais do Grupo Sinos, e que serão compartilhados entre as plataformas impressa/digital e web. A grande missão de toda essa engenharia, que envolveu mais de uma dezena de profissionais de tecnologia da informação e comunicação social na sua implantação, é tornar nosso processo mais ágil e consolidar cada vez mais a produção multimídia dos jornais do Grupo Sinos.

Acesse e conheça os novos sites dos diários do Grupo Sinos:

http://www.jornalnh.com.br

http://www.jornalvs.com.br

http://diariodecanoas.com.br

http://jornaldegramado.com.br

TAGS: jornal nh, jornal vs, diário de canoas, jornal de gramado, jornais grupo sinos, grupo sinos, novos sites