Jornal NH abre inscrições para criação de Conselho de Leitores

07/05/2012

Já pensou em analisar e sugerir melhorias para aperfeiçoar ainda mais o conteúdo jornalístico do seu Jornal NH? A partir de hoje até o dia 25 de maio, ocorrem as inscrições para selecionar assinantes do Jornal NH que queiram integrar o Conselho de Leitores.

Serão dez pessoas que moram em uma das cidades onde o veículo de comunicação circula. Para isso, os candidatos deverão escrever até 8 linhas, respondendo à pergunta: “Por que desejo fazer parte do Conselho de Leitores do Jornal NH?”

O diretor do Jornal NH, Daniel Sartori, destaca que a essência do conselho é estreitar ainda mais o relacionamento do veículo de comunicação com a comunidade. “Convido os assinantes a se inscreverem para participar do Conselho de Leitores”, acrescenta.

O QUE SERÁ O CONSELHO DE LEITORES?

Será mais um canal aberto que permitirá a participação da comunidade no dia a dia do jornal. Será um grupo diversificado, composto por dez pessoas da comunidade, que representará os leitores e fomentará um debate sério e consistente sobre o jornal.

O QUE SERÁ ANALISADO?

O Conselho terá a atribuição de fazer análises do conteúdo jornalístico das edições e sugerir melhorias para aperfeiçoar ainda mais o Jornal NH. As recomendações encaminhadas pelo Conselho de Leitores terão caráter consultivo e não deliberativo. Serão todas analisadas pelo Jornal NH e eventualmente adotadas, a critério do jornal.

COMO PARTICIPAR

Envie o formulário de inscrição divulgado no Jornal NH com os seus dados pessoais (nome completo, e-mail, telefone, endereço, idade, grau de escolaridade, atividade profissional). É necessário escrever até oito linhas sobre o seguinte tema: “Por que desejo fazer parte do Conselho de Leitores do Jornal NH?”.

A inscrição pode ser feita pela Internet através do site do Jornal NH 

As inscrições também podem ser entregues na sede do Jornal NH, Rua Jornal NH, 99, bairro Ideal, CEP 93.334-350, Novo Hamburgo/RS, ou enviadas por correio para o mesmo endereço, Caixa 1.200, até o dia 25 de maio.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Assinantes do Jornal NH, maiores de 18 anos e residentes em sua área de abrangência. Não poderão participar pessoas com filiação partidária. A participação no Conselho de Leitores é voluntária e não haverá remuneração. Cada um dos conselheiros selecionados cede, por tempo ilimitado, seu nome, imagem, som e voz, com vistas à divulgação do Conselho de Leitores do Jornal NH.

COMO SERÁ A SELEÇÃO?

A comissão adotará como critério a análise do conteúdo das inscrições recebidas e a diversificação dos perfis, de acordo com a sua residência (área geográfica), área de atuação, cidade e sexo.

O MANDATO

1 O mandato do Conselho de Leitores de 2012 será de seis meses, sendo as reuniões deste ano de junho a novembro de 2012.
2 Em fevereiro de 2013 iniciará nova seleção de candidatos para o exercício de 2013.

ABRANGÊNCIA

Podem se candidatar, assinantes que vivem nas cidades de abrangência do Jornal NH. São elas: Alto Feliz, Araricá, Barão, Bom Princípio, Brochier, Campo Bom, Canela, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Harmonia, Igrejinha, Imbé, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Osório, Pareci Novo, Parobé, Picada Café, Porto Alegre, Presidente Lucena, Riozinho, Rolante, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Sapiranga, Taquara, Tramandaí, Três Coroas, Tupandi, Vale Real.

CALENDÁRIO DO PROJETO

7 a 25 de maio: Processo de seleção dos conselheiros que integrarão o primeiro Conselho de Leitores. 
28 a 31 de maio: Comissão interna indicada pela diretoria selecionará dez conselheiros, entre as inscrições recebidas. 
1º a 13 de junho: Os candidatos selecionados serão chamados à sede do Jornal NH para entrevista. 
20 de junho: Os nomes escolhidos serão chamados à sede do Jornal NH, para esclarecimento dos princípios e da rotina do Conselho de Leitores e assinatura do termo de compromisso. 
22 de junho: Divulgação pelo jornal dos nomes que irão compor o Conselho de Leitores. 
26 de junho: Posse do Conselho e primeira reunião formal do Conselho.

AS REUNIÕES NO JORNAL NH

Serão duas horas mensais, divididas em três momentos. A primeira parte, de 60 minutos, será reservada ao pronunciamento dos conselheiros, um por vez, em relação às edições publicadas nos 30 dias anteriores. Jornais dos 30 dias anteriores estarão disponíveis para consulta. A redação estará representada na reunião pelo editor-chefe e um editor indicado, para responder às questões levantadas, fazer esclarecimentos ou tomar providências. A segunda parte, de 50 minutos, será reservada ao pronunciamento dos conselheiros sobre a pauta específica definida para este período da reunião. Participará também deste momento um editor convidado para discorrer sobre os critérios de sua editoria, devendo permanecer à disposição para receber sugestões e esclarecer assuntos de sua área. A última parte, de até 10 minutos, será reservada para informação ao grupo da pauta da reunião seguinte e considerações finais. Todas as reuniões serão acompanhadas, na íntegra, pelo editor-chefe do Jornal NH.

A DATA DAS REUNIÕES

Serão realizadas mensalmente, sempre na última terça-feira do mês, às 19h30, sugerindo-se o seguinte calendário, que poderá ser modificado pelo Conselho, caso necessário: 26/06, 31/07, 28/08, 25/09, 30/10 e 27/11.

AS RESPONSABILIDADES

1 Os conselheiros nomeados assumem a responsabilidade de promover discussões e debates éticos visando ao constante aprimoramento da qualidade do jornalismo praticado pelo jornal, focado no interesse da sociedade, que tem direito a receber informação democrática, isenta, pluralista e responsável.

2 Os conselheiros empossados devem se comprometer a acompanhar as edições diárias do jornal, em sua versão impressa e/ou virtual, a fim de ter subsídios para fomentar as discussões e debates.

3 O Jornal NH garante aos conselheiros o direito de opinar e criticar abertamente o seu conteúdo jornalístico, nas reuniões do Conselho de Leitores, desde que respeitem o sigilo das informações transmitidas de caráter confidencial sobre projetos em desenvolvimento pelo jornal.

4 Os conselheiros comprometem-se a restringir as críticas ao conteúdo jornalístico, sem direcionar críticas pessoais a profissionais deste jornal, outro membro do conselho, ou quaisquer profissionais da área pública ou privada.

5 Os conselheiros comprometem-se a participar de reuniões mensais, com duas horas de duração em dias e horários estabelecidos no calendário que será fornecido aos conselheiros no início da gestão 2012. Os conselheiros deverão confirmar a presença nas reuniões com pelo menos cinco dias úteis de antecedência.

E SE NÃO SOU CONSELHEIRO?

Os demais leitores do jornal, que não fazem parte do Conselho de Leitores, poderão se utilizar do e-mail conselhodeleitoresnh@gruposinos.com.br para enviar comunicados diretamente aos conselheiros. A cada reunião, essas comunicações recebidas poderão ser discutidas e definidas como pauta para uma próxima reunião.

 

TAGS: Jornal NH, Conselho de Leitores