Aconteceu no Grupo Sinos
Painel Vale Que Faz reúne gestores públicos da região

Ontem foi ar mais uma edição do painel Vale Que Faz, realizado pelo Grupo Sinos, reunindo no estúdio do Jornal NH, em Novo Hamburgo, três prefeitos e um vice-prefeito de municípios da região para, juntos, debaterem sobre temas importantes de suas comunidades.

O programa foi transmitido pelas páginas do Facebook do Jornal NH e do Jornal VS e teve a mediação do jornalista João Ávila. Participaram os prefeitos Kiko Hoff, de Portão, Flávio Foss, de Araricá, Pedro Rippel, de Rolante, e o vice-prefeito de Dois Irmãos, Juarez Stein. O quatro entrevistados relataram as boas práticas de gestão aplicadas em suas cidades, em áreas como saúde, cultura, educação, turismo, infraestrutura e segurança.

De início os participantes do painel destacaram os eventos culturais, como Festivale, Kerb e Festa das Azaleias, que estão voltando ao calendário das cidades, pois, além de chamar a atenção dos turistas, também movimentam a economia.

Desse tema veio a pauta desenvolvimento econômico, com todos destacando os incentivos que as administrações municipais têm dado ao empreendedorismo. O prefeito Kiko Hoff, de Portão, falou da transformação da cidade como polo industrial e de serviços, gerando novos postos de trabalho. "Até o fim do ano, teremos a chegada de mais oito empresas no munícipio", revelou Hoff. Ainda sobre economia o prefeito de Araricá, Flávio Foss, reforçou a política local de não depender somente do segmento de calçados. "Temos hoje fábricas de móveis, farinha, bicicleta e cutelaria. E nos últimos anos, desenvolvemos muito a nossa agricultura. Por exemplo: toda a merenda escolar é feita com alimentos entregues pela agricultura familiar de Araricá", explicou.

Na pauta de educação, o prefeito Rippel, de Rolante, ressaltou os investimentos que a cidade tem feito em várias frentes: "Hoje, todos os estudantes da rede municipal têm uniforme. E também estamos procurando aumentar os espaços físicos e a estrutura voltada ao ensino". O vice-prefeito de Dois Irmãos, Juarez Stein, aproveitou para comentar sobre a preocupação com as crianças da cidade. "Nós atendemos os pequenos desde o berçário. Ninguém fica fora da escola", sinalizou Stein.